Procedimentos Face

Otoplastia

Face

O Procedimento

Em que consiste uma Otoplastia?
A Otoplastia consiste numa intervenção cirúrgica que permite a a correção de orelhas proeminentes.
 
Quando está aconselhado fazer a Otoplastia?
A intervenção cirúrgica em geral é efetuada a partir do 5 - 6 anos de idade. Esta idade corresponde à altura de entrada da escola e quando a criança começa a ficar embaraçada e afetada psicologicamente dado que se apercebe da diferença em relação aos seus colegas.

Como é realizada a Otoplastia?
A técnica cirúrgica depende da deformidade apresentada. O objetivo é criar um ângulo entre a orelha e a cabeça mais fechado através da remodelação da cartilagem.
A intervenção cirúrgica pode ser efetuada sob anestesia local ou geral, no Hospital ou num Centro de Cirurgia de Ambulatório.
 
A Otoplastia é uma intervenção segura?
Como em todas as intervenções cirúrgicas existem riscos que devem ser ponderados. Deve discutir os riscos e benefícios com o seu Cirurgião Plástico.

A Otoplastia é dolorosa?
Em geral a Otoplastia é pouco dolorosa e a maioria dos pacientes apenas requerem analgésicos ligeiros. Durante o primeiro mês após a cirurgia é necessário utilizar-se uma banda de compressão. Dependendo da deformidade a corrigir este tempo pode ser mais reduzido.
 
Como é que a Otoplastia me pode ajudar?
Caso deseje fazer uma Otoplastia deve começar por consultar um Cirurgião Plástico. Deve expor abertamente os seus objetivos e expectativas acerca do resultado da cirurgia. Deve, contudo, ficar com a idéia que o resultado que se pretende é melhorar e não atingir a perfeição.
 
Existem algumas complicações?
Embora não seja freqüente complicações maiores, em geral ocorre uma equimose ligeira. Por vezes a orelha proeminente pode voltar de novo, após pequenos traumas, necessitando de re-intervenção. Deve seguir os conselhos do seu Cirurgião para minimizar as complicações.
 
Qual a importância dos fatores psicológicos para a realização de uma Otoplastia?
A estabilidade emocional é o fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética. No caso de crianças deve existir um apoio psicológico extra para que haja um bom resultado final.
 
Devo ficar internado?
A Otoplastia pode ser efetuada num Centro de Cirurgia de Ambulatório e ter alta no próprio dia ou então necessitar de um internamento de curta duração. Depende sobretudo do seu estado de saúde. Deve discutir os pormenores com o seu Cirurgião.
 
Fico com alguma cicatriz?
As incisões são efetuadas na parte de trás da orelha pelo que não são visíveis.
 
Quais os cuidados no pós-operatório?
O doente deve utilizar uma banda durante um mês e depois apenas á noite durante dois meses. Dependendo da deformidade a corrigir este tempo pode ser mais reduzido.
 
Quando é que posso retomar a atividade normal?
A maioria dos doentes está em condições de voltar à escola ou ao trabalho dentro de cinco dias, mas é aconselhado a evitar exercício excessivo durante três semanas.

Fale Conosco pelo Whats